domingo, 28 de outubro de 2012

Passado e futuro!

..


"Eu acho que vocês ainda não estão preparados pra isso,
 mas os seus filhos vão adorar." 
(Marty Mcfly em "De volta para o futuro)



Muitos insistem em afirmar que como a Cultura POP é uma industria dela não nasce verdadeira arte. É verdade que o $ atrapalha o espírito da arte, mas apesar disso muita coisa boa artisticamente falando e até reflexões filosóficas profundas podem ser encontradas nesta linha de produção cultural.

E assim me deparo com o tema tão batido na cultura POP,  a viagem no tempo e a possibilidade de mudar o futuro voltando ao passado. Apesar da coisa não ser nova hoje me fez pensar sobre se eu pudesse voltar aos meus 15 anos e ilumina-lo com o aprendizado adquirido por minha cabeça de 30 e  mudar algumas coisas do passado. Acredito que esse seja o arquétipo que se passa por esses autores de filme.

Se pudesse voltar no passado tentaria ensinar  a outra versão desatualizada de mim mesmo a não abrir mão de autenticidade e mudar coisas em mim função de fatores externos e tentaria abrir os olhos do pobre rapaz a mudar outras coisas que sua teimosia insistiu em não permitir mudar mais cedo. 

Mas o fato é que, pelo menos até agora, mudar o passado à partir do presente não é possível, resta-nos apenas a conformação de como diria o Rodrigo Amarante, na música "O velho e o moço": 





"E se eu fosse o primeiro a voltar pra mudar o que eu fiz 
Quem então agora eu seria?" 

O que vivenciamos é que nos molda, como não se pode fugir da vida resta-nos então pedir  ao Senhor a serenidade, tal qual a oração dos alcoólicos anônimos: 

Concedei-nos, Senhor, a Serenidade necessária 
para aceitar as coisas que não podemos modificar, 
Coragem para modificar aquelas que podemos, 
e Sabedoria para distinguir umas das outra



O danado é alcançar essa tal Sabedoria! Mas Graças a Deus quando se tem 15 anos ainda se tem muito tempo pela frente para se errar mutas vezes e aprender outras tantas para quem sabe então alcança-la. 

Uma pena é que quando já estamos ficando maduros e pensamos que vamos usufruir da qualidade de vida gerada pela sabedoria já estamos também mais próximos da morte (kkk), mas não vale lamentar, afinal o que seria da vida sem esse calafrio do risco, as incertezas e as expectativas da juventude.

É pra frente que nossos olhos devem estar postos e o novo sempre vem.


"Querer ser do seu tempo é estar já ultrapassado." -- Eugene Ionesco






..

Nenhum comentário:

Postar um comentário