segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Amor e posse

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"


Para comemorar o dia das crianças nestes dias estou relendo "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Sant-Exupéry, fato que me fez refletir sobre amor e a posse. Para misturar ainda mais  este liquidificador de vísceras nestes dias eu vi:

1) Uma mãe dizer o quanto sentiu o baque da mudança de fases, quando levou de carro sua filha adolescente que iria pela primeira vez ao festival Ceará Music ;

2) E vi ainda uma meninazona, que carrega uma meninazinha dentro dela, chorar por lembra de seu pai quando ouvia no YouTube uma música do Toquinho e de Vinicius (que posto aí em baixo)

Valsa da Menininha, de Vinicius e Toquinho.


E daí!?  (Homi-rapaz! Num si incomode comigo não!) Me permita apenas deixar registrado aqui um conselho aos país que viram suas filhas serem levadas por cabas barbudos e às mães que choram ao ver seus filhos crescerem:


- O fato dos filhos assumirem novas fases em suas vidas, não faz por si só, que os antigos laços sejam substituídos.  É ai que reside o mistério do amor que se multiplica quando é dividido e que cria laços de interdependência ao mesmo tempo que se enche de autonomia. 

- Acreditem eles serão sempre os "menininhos do papai", e chegará uma fase que eles se orgulharão por demais disso (quando passar a adolescência, é claro!).


"A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe: 
- Por favor, cativa-me! disse ela. 
- Bem quisera, disse o principe, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer. 
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me! 
Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa. 
Mas tu não a deves esquecer. 
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

 (Antoine de Saint-Exupéry, em O Pequeno Príncipe)


   
Mel, um dia desses ela só queria colo, hoje amamenta 10 filhotes!


P.S.: Sem ter medo de ser rídiculo, devo pedir desculpa aos nobres e estimados pais e mães,pela comparação, mas só conseguir processar estas coisas sobre as quais falei a pouco ao ver as fotos da minha cadela Mel e seus 10 filhotes (haja teta!), nascidos no Maranhão nesta data, tão longe de mim mas tão bem amada lá na casa de meu tio Cid.
Obrigado Cid,Saulo, Mateus e Silvana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário