domingo, 7 de outubro de 2012

O que é vencer na vida

Eu e minha tia Luíza ao lado de um ex-militar que decidiu 
virar artista de rua no RJ.


Esse camarada de camisa colorida no centro da foto acima é um artista de rua chamado Eduardo Marinho, que conheci no Rio de Janeiro em abril de 2010. Ele faz desenhos com frases (veja amostra de seu trabalho na foto abaixo) e os vende no Morro de Santa Teresa. Achei seu trabalho interessante, mas achei ainda mais interessante a sua história de  vida.



Ele afirma que era militar, contudo se sentiu amarrado por suas funções profissionais  e insatisfeito com algumas questões de seu trabalho por isso decidiu lagar seu carreira para expor seu talento artístico nas ruas. E se dizia muito satisfeito com a decisão tomada relatou do seu prazer em viver de sua arte e de fazer dela sua forma de protesto, e divulgou seu blog: http://observareabsorver.blogspot.com.br. 

Se a história é verdadeira não sei, pois eu só o vi uma vez na vida, mas, apesar de não botar a mão no fogo por ele, me pareceu honesto, culto e não tentou levar nenhuma vantagem financeira da história. 

Diante disso eu me pergunto o que é vencer na vida? 

Há duas semanas estava de greve e aproveitei para levar o meu carro para oficina e lá alguém me perguntou se eu já era gerente na empresa em que trabalho. Ele disse: "-Sabe como é né! gerente tem mais moral!" Respondi dizendo que ter moral é poder andar de cabeça erguida.

Acumular riquezas, galgar funções importantes nas empresas, ser famoso e ter poder podem ser sim facetas de vencedores, mas não podemos ir na onda dos que acham que ser "menor na vida" é ser um perdedor. 

Não há nada errado em obter riquezas (sem ferir a ética é claro!) ou se conformar com o pão nosso de cada dia (desde que não seja um preguiçoso, malandro e aproveitador, por obsequio!). Não a nada de errado em querer ser o número 1 do grid e também em querer ser apenas mais um na multidão. 


Daí você pode buscar ser o campeão mundial de formula 1, como meu disciplinado e focado ídolo Senna.  Ou pode ser como meu tio Ananias que tá muito feliz lá no sertão da Miraíma-CE plantando feijão e criando meia duzia de cabeças de gado.

Apenas a chamo atenção a duas questões:

1ª) Ao fato de que muitos de nós estamos tão submergidos pelos valores competitivos em prol da conquista das coisas desta vida, que muitas vezes anulamos a qualidade do tempo que dedicamos a quem amamos e a nossa capacidade de preservar nosso valores interiores .


"Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, 
e perder-se ou destruir a si mesmo?" 
(Lucas 9:25)

 
2ª) Valor é diferente de função. Quem tem a função mais elevada não possui só por isso mais valor. O valor de uma pessoa não se mede por coisas tangiveis.


"As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão"

(Carlos Drumond de Andrade)

Imagem: Layse Costa


Naquele para quem SER é mais importante que TER,


Jr. Danúbio
Fortaleza (CE), 07/10/2012.




2 comentários:

  1. Muito bom, camarada! Claro e direto, simples e "verdadeiro liquidificador de entranhas". Continue, você sempre teve um Q de qualidade em tudo que fez! Quase uma Rede Globo! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Estava refletindo sobre isso nestes dias. Afinal, nem sempre ser "o primeiro" é o desejável hoje. Há coisas muito mais importantes a serem vistas e conquistadas do que podiums que não construímos e sequer elegemos.
    =]

    ResponderExcluir