sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mães corujas às vezes falam a verdade



Em 1981, quando nasci, Chico Buarque atravessava uma fase ruim em sua careira, porém para nossa alegria aquele ano seria o da virada para ele, pois no melhor estilo "Joseph Climber", ele foi "um exemplo de superação" e em um surto criativo e ansiosamente fértil, lançou o genial disco "Almanaque", que na capa já trazia o calendário do ano seguinte e anunciava uma nova fase do cantor, que deixa de lado o discurso politico e escreveria algumas inesquecíveis crônicas musicadas carregadas de sentimento e uma certa molecagem. 

Neste disco gosto bastante de uma musica humorada, chamado "Tanto amar", no qual ele diz "Amo tanto e de tanto amar / Acho que ela é bonita", porém a realidade parecia ser outra, neste samba-rumba apimentado e jocoso, sua amante cubana, é descrita como uma mulher feia e zarolha. E daíEle não liga. Como ama tanto, de tanto amar só consegue enxergar poesia nos olhares tortos de sua diva. E desse jeito, meu caro amigo, ele enche sua vida de alegrias!!!


Porque tô falando disso? Hoje fui convidado para assistir um espetáculo de dança em homenagem a Carmem Miranda no qual a filha adolescente de uma amiga estaria dançando. Minha amiga disse que o espetáculo era muito bonito e que sua filha dançava muito bem. Como sei que toda mãe carrega consigo os efeitos colaterais de quem têm "tanto amar" dentro de si, eu não estava completamente convencido se o julgamento materno dela era verdadeiro. Além disso Carmem Miranda para mim, era mais cantora rumba e interprete de caras-e-bocas que cantora de samba, e este tipo de espetaculo não estava no topo das minhas prioridades de final de semana.

Como foi bom descobrir que estava enganado! "Chica Chica Bum" espetáculo da companhia de dança Farias Brito, dirigido pela afamada bailarina Juliana Passos é fantástico. Ele mistura bom samba, mostra com realidade a fase decadente de Carmem Miranda, mas também fala de sua tentativa de voltar às sua raízes e reencontrar a alegria de cantar. O espetáculo é cheio de misturas muito modernas e sobretudo cheio da vivacidade da turma de adolescentes que brilhantemente o conduz.  Genial. Foram duas horas que passaram voando e que quando acabaram deixaram gosto de quero-mais. Já comprei o ingresso para vê amanhã o espetáculo infantil "O Pequeno Príncipe"  produzido pelo mesmo pessoal.


A quem interessar  o espetáculo Chica Chica Bum. Data: 5 e 6 de outubro. Hora: 21h00. Local: Teatro Via Sul. Informações: (85) 3486.9085 / 3486.9009., maiores informações em reportagem do jornal O ESTADO DO CEARÁ:

A proposito, Lara, filha de minha amiga Edna, dança muito bem, com a singeleza de um passarinho e a leveza de uma serpente, que quando anda apaga o próprio rastro. É a comprovação de que pode existir verdade na avaliação do olhar das mães corujas.  

Outra surpresa para mim foi, ao menos é o que parece, que Júlia, ainda no bucho de sete meses da mãe, chutou muito dentro do barrigão da Fany quando ouviu as musicas mais animadas, acho até que ela batia no mesmo ritmo da música. No entanto fica aqui a dúvida: Será que ela dançava de verdade no mesmo ritmo da música ou era isso fruto da imaginação apaixonada de um futuro pai boboca?

Sinceramente não sei a verdade, mas o importante é que a beleza está nos olhos de quem vê e as verdadeiras razões de amar nascem inicialmente dentro de nós e não de fora condicionado a ação dos outros.

Que nossos olhos não percam a LUZ!

Júnior Danúbio.
Fortaleza(CE), 05/10/2012

P.S.:
"Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! 
Mateus 6:22-23

Um comentário:

  1. O potencial da felicidade
    Do que depende a satisfação?
    Permeia a essência do objeto
    Mas fundamenta-se em projeção
    Um poder nato de fazer feliz?
    Enganosa suposição
    Pois é de como se escolhe olhar
    Que depende a realização
    A alegria de estar suspenso
    Em suave agitação
    Para quem senta ao balanço
    Não necessita justificação
    =]

    http://www.nexialista.com/2012/10/contentamento.html

    ResponderExcluir