sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Filhos: Proteção e liberdade.


Sabedoria de Gibi - O conselho que Tio Ben dá para Peter Parker: 
um grande poder traz grandes responsabilidades.



Sei que minha experiência enquanto pai ainda é quase nula e resume-se a uma menina-réa que ainda tá no bucho da mãe e a responsabilidade maior que tive em cuidar da vida de alguém se resumiu a criar um cachorro. Apesar de saber disso, no alto de minha insignificante experiência, não pude deixar de pensar em algumas questões sobre proteção e liberdade, que aqui coloco quase como conselhos, aos quais espero que eu mesmo consiga segui-los. 
  • O medo de perder nossos filhos ou de que as coisas ruins da vida os atinjam às vezes nos leva a cerca-los de cuidados exagerados, que são por vezes sufocantes.
  • A pedagogia da prisão não os estimula a desenvolver autonomia para construir seu próprio caminho e a desenvolver  sua consciência orientada por valores.
  • Outro caminho ruim é quando não impomos a eles nenhum limite. Os limites são importantes como orientadores e os poupam de tomar decisões que ainda não são capazes de assimilar.
  • A ausência de limites atrapalha  o desenvolvimento da disciplina, que será muito importante para o enfrentamento da vida.
  • É preciso acompanhamento com os filhos para saber a hora certa de delegar responsabilidades , de impor limites e de conceder liberdades.  


Córrego perto da minha antiga casa no distrito dos Picos, em Itapipoca-CE. 
No colo Mel, minha deliciosa labradora preta na época com 4 meses. 

    Um comentário:

    1. Mas como é difícil andar neste tênue caminho que se estabelece entre a liberdade e a prisão. São tantas balanças. Onde alguns vêem correntes, outros, asas...

      ResponderExcluir