terça-feira, 13 de novembro de 2012

EXPERIMENTAR E CONHECER

Como todo pobre que se preze eu preciso postar aqui na Internet oque eu comi hoje no jantar. Contudo estou com um problema, pois não sei exatamente o que comi. Não, não sou tão lesado ao ponto de não lembrar. O problema é que não entendo muito de gastronomia japonesa e por isso não sei ao certo se o que comi era sushi, sashimi, teriak ou karaokê. Mas como dizia o bom e velho Caio Fábio “o mais importante é comer e não conhecer o cardápio” (texto que posto aki na integra: http://www.caiofabio.net/conteudo.asp?codigo=02758). 

Conhecer o sabor é mais importante do que 
conhecer a teoria gastronômica.


Não ignoro o valor da teoria, pois ela existe para explicar a vida e tornar mais fácil a comunicação, a transmissão de saberes e a ajuda consolidar com maior solidez os princípios do conhecimento. Pena que muitas vezes esquecemos que o conhecimento existe para servir ao homem e facilitar sua vida, e fazemos a busca pelo saber um fim-em-si-mesmo e engessamos a vida em função dele. E isso ocorre com a teologia, a politica, a burocracia e até com a tecnologia e em todas às áreas onde o conhecimento alcance.

Cara de sabido, perdido no meio de um monte de livros

Assim:
- religioso vira fanático;
- politico ideologista vira doutrinário reacionário,
- a busca pelo tratamento igualitário da burocracia vira dificuldade de acesso aos  serviços;
- e a tecnologia deixa de ser facilitador da vida e a torna-se um limitador dela. 

Não digo que tenhamos que mudar tudo à toda hora e ao sabor do vento, afinal só vale à pena mudar o velho quando o novo é mais interessante e agregar novos valores, melhores que o antigo ou mais de acordo com a essência dos princípios universais de acordo com a realidade do momento.


De tal modo que é preciso que façamos um exercício de o equilíbrio entre experimentar, conhecer, conservar e modificar. 



Antigamente, boteco localizado na Cinelândia - RJ

Conhecer o cardápio, ouvir o conselho dos mais velhos e as boas leituras podem ajudar você a evitar dessabores na refeição e na vida, sobretudo quando você não sabe bem ao certo o que está procurando.




Costume de pobre, postar o que comeu e onde.

Experimentar sem conhecer pode lhe causar muitos transtornos devido ao despreparo, mas é bom lembrar que a vida só é compreendida quando experimentada.

Não, não é um jumento pastando.
 Isso aí sou eu mostrando o quanto sou educado.

Nesse caminho de experimentação da vida é preciso manter a essência da autenticidade,  transparecer ser somente o que de fato somos sem medo do ridículo e da opinião alheia, mas também é necessário amadurecer, não sermos tão cabeças duras e aprender com as experiências de cada dia para aprendermos a ser pessoas melhores e renovadas a cada manhã.
Rabiscos em guardanapos

Pra finalizar o que falo aqui me vem forte na mente o samba de Paulinho da Viola, a qual adoro, e que mostra que mudar é preciso, desde que não se perca a essência.



Argumento, Paulinho da Viola
P.S. - Informação inútil: A comida japonesa que comi no jantar, mas da qual não sei o nome, estava uma delícia e os bolinhos de bacalhau do boteco também. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário