segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Futebol é como a vida



O Futebol é realmente uma caixinhas de superempresas. Quem poderia imaginar que o Palmeiras que começou o ano de 2012 ganhando a Copa do Brasil e a classificação para a Libertadores, terminaria o ano rebaixado para serie B. 



Assim em 2013 poderemos ver um clássico entre Palmeiras e o Boca em "La Bobonera" e um  peladão quase pornográfico do Palmeiras contra o Oeste de Itápolis, time recém ascendido da série C. 
.


   
                                       
Falando do Oeste, não posso deixar de comentar o caso do Fortaleza:

 Invicto a 17 jogos líder da fase classificatória da série C, um dos melhores aproveitamentos e uma das maiores bilheterias entre todas as equipes de todas as séries do Brasil. 

O time jogava com o regulamento na mão. Para garantir o tão sonhado acesso a série B bastava um empate sem gols no estádio Presidente Vargas em partida válida pelo segundo jogo da fase mata-mata da competição.  

O jogo que começou com euforia terminou com violência e cadeiras reboladas (jogadasno meio do campo.  O Leão acabou derrotado por 3 a 1 para o Oeste e vai ficar mais um ano na Série C. 

Veja reportagem da TV jangadeiro sobre o assunto.

Coisas do Futebol o esporte mais imprevisível  e cheio de paixão que existe e o também o mais parecido com a vida, como já disse o rei Salomão já no fim de sua vida: 

"Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos."

(Eclesiastes 9:11)

terça-feira, 13 de novembro de 2012

EXPERIMENTAR E CONHECER

Como todo pobre que se preze eu preciso postar aqui na Internet oque eu comi hoje no jantar. Contudo estou com um problema, pois não sei exatamente o que comi. Não, não sou tão lesado ao ponto de não lembrar. O problema é que não entendo muito de gastronomia japonesa e por isso não sei ao certo se o que comi era sushi, sashimi, teriak ou karaokê. Mas como dizia o bom e velho Caio Fábio “o mais importante é comer e não conhecer o cardápio” (texto que posto aki na integra: http://www.caiofabio.net/conteudo.asp?codigo=02758). 

Conhecer o sabor é mais importante do que 
conhecer a teoria gastronômica.


Não ignoro o valor da teoria, pois ela existe para explicar a vida e tornar mais fácil a comunicação, a transmissão de saberes e a ajuda consolidar com maior solidez os princípios do conhecimento. Pena que muitas vezes esquecemos que o conhecimento existe para servir ao homem e facilitar sua vida, e fazemos a busca pelo saber um fim-em-si-mesmo e engessamos a vida em função dele. E isso ocorre com a teologia, a politica, a burocracia e até com a tecnologia e em todas às áreas onde o conhecimento alcance.

Cara de sabido, perdido no meio de um monte de livros

Assim:
- religioso vira fanático;
- politico ideologista vira doutrinário reacionário,
- a busca pelo tratamento igualitário da burocracia vira dificuldade de acesso aos  serviços;
- e a tecnologia deixa de ser facilitador da vida e a torna-se um limitador dela. 

Não digo que tenhamos que mudar tudo à toda hora e ao sabor do vento, afinal só vale à pena mudar o velho quando o novo é mais interessante e agregar novos valores, melhores que o antigo ou mais de acordo com a essência dos princípios universais de acordo com a realidade do momento.


De tal modo que é preciso que façamos um exercício de o equilíbrio entre experimentar, conhecer, conservar e modificar. 



Antigamente, boteco localizado na Cinelândia - RJ

Conhecer o cardápio, ouvir o conselho dos mais velhos e as boas leituras podem ajudar você a evitar dessabores na refeição e na vida, sobretudo quando você não sabe bem ao certo o que está procurando.




Costume de pobre, postar o que comeu e onde.

Experimentar sem conhecer pode lhe causar muitos transtornos devido ao despreparo, mas é bom lembrar que a vida só é compreendida quando experimentada.

Não, não é um jumento pastando.
 Isso aí sou eu mostrando o quanto sou educado.

Nesse caminho de experimentação da vida é preciso manter a essência da autenticidade,  transparecer ser somente o que de fato somos sem medo do ridículo e da opinião alheia, mas também é necessário amadurecer, não sermos tão cabeças duras e aprender com as experiências de cada dia para aprendermos a ser pessoas melhores e renovadas a cada manhã.
Rabiscos em guardanapos

Pra finalizar o que falo aqui me vem forte na mente o samba de Paulinho da Viola, a qual adoro, e que mostra que mudar é preciso, desde que não se perca a essência.



Argumento, Paulinho da Viola
P.S. - Informação inútil: A comida japonesa que comi no jantar, mas da qual não sei o nome, estava uma delícia e os bolinhos de bacalhau do boteco também. 


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Memória



Estatua de Drummond, no calçadão de Copacabana.




Memória

Amar o perdido

deixa confundido
este coração.


Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis

tornam-se insensíveis
à palma da mão

Mas as coisas findas

muito mais que lindas,
essas ficarão.

Carlos Drummond de Andrade
  




segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Amor, tolerância e perdão.



"...consistência total equivale, na prática, ao fanatismo, enquanto a inconsistência é a fonte da tolerância." (Leszek Kolakowski)



Deparei-me com a frase acima no blog http://teoriasdomondego.blogspot.com.br/ e achei genial, pois resume bem essa loucura que é nos acharmos donos da "verdade" e de em nome dela nos tornarmos tão rígidos a pontos de não tolerar o outro. 

Vemos isso muito facilmente na Religião, onde o sujeito constroi um conjunto de teorias  como se talhasse uma caixa de madeira e acha que poderá colocar Deus dentro dela. Como o deus da caixa se tornou propriedade dele ele se acha no direito de julgar aqueles que são contrários a ele. 

Deus não cabe na caixa doutrinaria do religioso

O fato é que:

1)    O Criador de todas as coisas é um Mistério que transcende todo entendimento humano. O mistério é diferente de ignorância, enquanto a ignorância é aquilo que me vitima quando não tenho acesso ao conhecimento, o mistério por outro lado é aquilo que persigo com meu conhecimento, mas meu entendimento jamais consegue compreender como todo, pois vai além das limitações do pensamento humano;

2)    A intolerância nos afasta daquilo que é a essência de Deus: O amor .


Mas tudo que disse até aqui é apenas uma introdução, pois não é de fundamentalismo religioso que desejo falar, e sim da intolerância nas relações.
 
Nos relacionamentos ter razão é um grade desafio
em nome dela nos sentimos no direito de julgar o outro.

Nos relacionamentos o fato de determos a razão em relação ao outro que de acordo com nosso parâmetro de julgamento estar errado é um grande desafio, pois devido a isso nos sentimos no direito de julgá-lo, cobrá-lo e às vezes até pisá-lo. E tudo isso acaba por ganhar força dentro de nós, afinal temos motivo plausiveis e o outro nos causou prejuízo.

Nesse aspecto "cobrar" o preço de nossa razão pode nos causar um prejuízo muito maior, pois isso pode nos fazer perder os laços com quem amamos. Não falo aqui em aceitar tudo que o outro nos faz e engolir todo sapo que a vida nos coloca a frente, falo apenas da possibilidade de exercitarmos o perdão e de oferecermos ao outro o benefício da dúvida sobre a sua probabilidade de mudança e de mostrar que é possível tentar de novo e também de nos colocar no lugar do outro e de até mesmo admitir que no lugar dele talvez nos também pudéssemos cometer os mesmos erros.

Para manter a saúde emocional muita vezes precisamos assumir a incoerência contra a razão e com isso tolerar o outro. É sempre bom lembrar do benefícios gerados pelo mistérios do amor que se multiplica em benção enquanto é dividido entre aqueles que apesar de suas falhas e limitações se fazem irmãos e buscam conviver em afeição.

Neste aspecto é que o Cristo nos convida à maturidade quando no Sermão do Monte (Mateus 5:43-47) nos ensina:

 - “Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem”.

Ele não nos manda fazer isso para sermos piegas e bonzinhos bobocas que aceitam todo mal contra si. Logo em seguida o Cristo nos revela o verddeiro motivo:

- “Para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.”

Ou seja é para moldar a única pessoa a quem eu posso mudar enquanto exerço meu  julgamento: Eu mesmo.  Ele nos chama a encarar a vida como o olhar generoso, gracioso e altruísta sem se preocupar em andar por aí dando uma de COELCE querendo cortar a luz dos outros, nos convida a ir para além disso:

- “Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! E se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!”

O perdão e graça são duas faces de uma mesma moeda, pois enquanto um recebe de graça o perdão de sua culpa o outro paga o preço de assumir o prejuízo que implicar em deixar para trás a possibilidade de cobrar ao outro o preço do mal que ele causou.

O caminho do perdão a principio parece muito fácil para quem o recebe e muito difícil para quem perdoa, mas ele enche de alivio a vida de quem se deixa liberar de tanta cobrança contra o outro e acaba colocando sobre os ombros do perdoado compromisso com a gratidão.




          "Regresso do Filho Pródigo", de Rembrandt 
retrata um dos mais belos textos do Novo Testamoento 
sobre o perdão: Lucas 15:11-32,

Danúbio Júnior
Fortaleza-Ce, 25/11/2012.